Guia Rápido: estudo de viabilidade de empreendimentos na saúde

O Estudo de Viabilidade é um mapa essencial para empreendedores avaliarem oportunidades e medir riscos ao implantar ou ampliar uma clínica, um centro de diagnósticos ou um hospital de qualquer porte. O estudo permite analisar profundamente o mercado, concorrentes e testar se as ofertas do negócio que você sonha podem conquistar usuários da saúde em quantidade suficiente e pagando um valor suficiente para garantir a sobrevivência, crescimento e prosperidade do negócio. É importante também avaliar os investimentos necessários, taxas e tempo de retorno do empreendimento sonhado nas dimensões moral, econômica e financeira.

O tempo em que o empreendedorismo era baseado somente em sonhos, iniciativa e capacidade de realização acabou. Quanto mais complexos forem os empreendimentos e a jornada empreendedora, mais essenciais são os mapas que mostram os riscos e caminhos alternativos para o sucesso na escalada. Esses mapas também podem mostrar que o sonho da escalada pode se transformar em um pesadelo, com a morte lenta ou súbita do empreendedor, devido às condições de terreno e clima naquele momento. Antes de seguir a trilha empreendedora, é preciso manter-se vivo. 

Mas afinal, qual é o passo a passo para desenvolver o estudo? 

Compreender o mercado onde deseja instalar o seu sonho é crucial. A saúde é uma demanda eterna e global, pois todos querem viver até os 120 anos e em plena forma. Qualquer organização bem gerida e criada para atender a essas demandas pode ter boas chances de sucesso, mas é essencial compreender as regras de funcionamento do mercado da saúde, que tem acelerado suas transformações e se tornado cada vez mais complexo. Por esses motivos, a saúde se tornou a Terra dos Gigantes.

O Estudo de Viabilidade oferece respostas sobre o mercado e mostra o mapa do território. Ele pode ajudá-lo a responder perguntas como: 

  • O que os usuários querem ou precisam que você possa oferecer? 
  • O que aduba a Terra dos Gigantes? 
  • Quem são os melhores do mundo em ofertas semelhantes às suas e quem são seus concorrentes locais? 
  • Quais são as tendências no segmento em que deseja atuar? 
  • Qual é o volume e como o dinheiro se movimenta na saúde e na região onde deseja atuar? 
  • Quais são as idiossincrasias regionais que podem se tornar obstáculos para o seu sucesso? 
  • Como você e sua organização podem acessar a riqueza e com qual posicionamento poderão ter melhores taxas e tempos de retorno dos investimentos, nas dimensões moral e econômico-financeira?

Refinar a oferta e simular cenários de Operação, Receitas e Resultados.

As informações sobre o mercado alimentam o refinamento do modelo idealizado ou podem provocar mudanças — às vezes radicais — nas ofertas. Traduzir essas informações para refinar ou redesenhar o modelo idealizado é um método e uma arte. No final do dia, o que se busca são respostas que melhorem a segurança do caminho empreendedor. A partir do refinamento do modelo de negócios, surgem respostas sobre:

  • Protagonistas da sua Cadeia de Valor, desenhando perfis e definindo volume dos personagens essenciais para o sucesso do Negócio de Saúde.
  • Projeções de quantidade e tipos de produção/atendimento (consultas, exames, cirurgias, tratamentos ambulatoriais ou qualquer outra entrega do seu projeto).
  • Projeções de receitas, com tickets realistas, apurados com base nas práticas reais do mercado regional.
  • Design preliminar de estrutura e premissas de operação para projetar custos e despesas de produção (pré-dimensionamento de quadro de pessoal, tipos de sistemas e processos de trabalho, tipos de tecnologias de suporte às operações, etc.).
  • Projeções de custos de operação (pessoal, custos de materiais, medicamentos, OPME, insumos do edifício, etc.).
  • Rampas de implantação, simulando cenários de volumes de atendimento ao longo do tempo.

Fazer Projeções de Investimentos em Ativos e Capital de Giro.

As informações sobre o Modelo de Negócios já refinado, o design preliminar de estrutura e premissas de operação e as projeções de produção, receitas, custos e despesas alimentam a criação de modelos de infraestrutura — espaços e tecnologias — para abrigar o futuro sonhado. Isso fornece cenários alternativos com informações e dados sobre:

  • Tipos de Edifícios que podem abrigar o negócio e suas necessidades de mudança e crescimento no tempo; 
  • Patamares de Investimentos; 
  • Construção, com base nos Modelos de Edifícios – em alguns casos, ainda sem terreno – em um Banco de Dados continuamente atualizado ao longo de quase 40 anos; 
  • Ativos — Equipamentos Médicos, Itens de TI e Mobiliário; 
  • Capital Pré-Operacional para Estoque da 1ª rampa de operação, Contratação e Capacitação de Pessoal, Implantação de Sistemas de Informação.

Desenhar cenários com Tempos e Taxas de Retorno e Conclusões sobre as chances de sucesso do Empreendimento.

A partir de todas as informações desenvolvidas nos passos 1, 2 e 3, é possível simular cenários de implantação que permitam compreender:

  • Quais são as chances de sucesso, quais são os riscos e como mitigá-los?
  • Quais são as projeções de Tempo e Taxa Interna de Retorno?
  • Empreendedores, contratantes do Estudo de Viabilidade, vão investir ou precisam captar recursos? Se vão captar, quais são as opções (Venture Capital, Agentes Financeiros etc), taxas, condições, garantias? 

Estudo de Viabilidade é uma ferramenta de gestão de riscos. Às vezes tritura sonho para não virar pesadelo.


Escrito por Lauro Miquelin
CEO, Arquiteto, PhD Medical Building Design & Management, pai do Tomás e avô da Manoela.

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