1º Hospital do Brasil Alimentado por uma Usina Fotovoltaica. Unimed Rondonópolis.

Rondonópolis tem quase 250 mil habitantes, atrai mais de 500 mil pessoas, sendo a 2ª economia do Mato Grosso. Embora o Agronegócio seja um motor regional, a economia está diversificada.

A Rede de Atendimento da UNIMED, agora com um novo Hospital, e a presença da HAPVIDA — Grupo São Francisco acelera o papel que a cidade pode assumir na assistência aos clientes da Medicina Suplementar no Estado.

Fonte: Internet. 

No ano de 2014, L+M participou de uma concorrência de projetos. A Unimed havia acabado de desistir da adaptação de um imóvel que seria convertido em Hospital.

Sugerimos para a Unimed que desse um passo atrás e fizesse um Estudo de Viabilidade, antes de contratar Projetos. E no caso de ser viável, desenhasse um Plano de Implantação do Negócio Hospitalar e de sua Rede.

O Estudo e os Investimentos foram aprovados em uma Assembleia de Cooperados, então, deste momento em diante, L+M assessorou a Diretoria da UNIMED em toda a Jornada Empreendedora.

Após a aprovação do projeto, a L+M iniciou a etapa de implantação, que envolveu o design do modelo de assistência e do papel do hospital na rede de atendimento, bem como a definição das projeções de produção, custos e transferências de receitas da UNIMED.

Além disso, foram estabelecidas metas de atendimento de pacientes “a preço”, ou seja, aqueles que não são usuários dos planos Unimed, mas utilizam o hospital com outros modelos de financiamento.

A equipe da L+M também refinou as projeções de CAPEX e de taxa interna de retorno desenvolvidas no estudo de viabilidade, a fim de garantir a viabilidade financeira do projeto.

A L+M prestou assessoria na obtenção das aprovações de projeto nos órgãos de governo e no apoio técnico na estruturação do financiamento. Além disso, detalhou projetos, como a estrutura organizacional, processos operacionais, arquitetura, engenharia e design de interiores, e desenvolveu orçamentos concomitantes aos projetos.

A equipe também prestou serviços de engenharia do proprietário e gestão de start-up, apoiando na escolha e contratação da construtora, no planejamento e controle da integração dos serviços da construtora com os de fornecedores de mobiliário, ativos de TIC, equipamentos e tecnologias médicas, no design de manuais de operação, na capacitação em processos com teatralização de cenas da vida diária e na assessoria na estratégia de inauguração, apoiando as lideranças contratadas pela UNIMED para operação do novo hospital.

Unimed Rondonópolis – MT — Fonte: L+M Gets.

A jornada empreendedora — entre 2015 e 2019 — mudou a região, as condições de atendimento aos Pacientes, Familiares e os próprios membros da Diretoria. Cristiano, foi o Presidente durante a jornada e administrou os conflitos de opiniões — típicos das Cooperativas Médicas — com sensatez, equilíbrio e foco.

Alguns dias antes da Inauguração, gravamos uma entrevista com toda Diretoria do Hospital.

Seguem trechos com depoimentos:

“Na fase de Estudo de Viabilidade, muitos cooperados tinham medo de investir. Diziam que os Investimentos seriam muitos maiores que os previstos e as previsões NUNCA se realizavam. Que obras sempre ficavam mais caras que as projeções.” — Relata Edésio, Vice-presidente.

“Eu também tinha minhas inseguranças e justamente, por esse motivo, chamamos uma empresa experiente em implantações.” — diz o Vice-presidente do Hospital.

“Fomos aprendendo, ao longo do caminho, que estávamos conseguindo controlar os fatores críticos para manter os investimentos nos patamares projetados:

  • O layout nasceu de muita experiência da L+M no desenho de processos e funcionamento. Então, como pudemos provar mais tarde, houve muito pouca demanda de mudanças quando chegamos perto da inauguração;
  • Assim que aprovado os processos e o layout, a Diretoria teve muito cuidado de NÃO deixar mudar;
  • Detalhamento muito preciso, o que evitou pleitos de aditivos pela Construtora; os poucos pleitos foram aceitos em função de serviços que o Poder Público não realizou na infraestrutura urbana;
  • Gestão Integrada de Obras, Especificação e Coordenação de Instalação de Equipamentos, Mobiliário, Ativos de TIC. Se não tivéssemos escolhido os equipamentos na hora certa, para os processos desenhados, teriam havido muitas mudanças;
  • Gestão de Start-up: a L+M nos ajudou no Desenho da Estrutura Organizacional e de Manuais de Operação. Apoiou nosso recrutamento e capacitou nossas lideranças.”
Fachada — Unimed Rondonópolis – MT

Continua Edésio, nas vésperas da inauguração em 2019 — “A presença da L+M desde a Viabilidade até a Inauguração deu coerência a todo o processo, minimizando falhas na comunicação entre as equipes que contribuíram em todas as etapas da implantação.”

“Somos médicos, empreendedores, estamos na diretoria, representando os cooperados. Escolhemos uma empresa para nos acompanhar em todos os passos da implantação do Hospital, desde a viabilidade econômico financeira, apoio na estruturação do financiamento, detalhamento de projetos, escolha e fiscalização da construtora, desenho da estrutura e manuais de operação, concorrência para escolha de serviços terceirizados, obtenção de licenças, recrutamento e treinamento de nossas equipes.”

“Além da gestão da prestação de contas ao Agente Financeiro sobre os Custos de Investimentos que financiamos. Os aumentos de custos, menos de 3% sobre as projeções originais, foram decorrentes das deficiências e falhas da infraestrutura da cidade — arruamento, energia e saneamento — que a UNIMED precisou pagar.”

A L+M também nos apoiou na Gestão de Implantação da USINA FOTOVOLTAICA, sendo a 1ª do Brasil realizada em conjunto com um Hospital. O pay back será em 4 anos”.

Finaliza Edésio, Vice Presidente da Unimed Rondonópolis, força da natureza, corintiano da Zona Leste de SP, lutou as boas lutas pelo bem da Cooperativa.

Centro Cirúrgico — Unimed Rondonópolis – MT — Fonte: L+M Gets.

Danilo, Diretor Administrativo Financeiro do Hospital, que começou na Unimed como Enfermeiro no Pronto Atendimento, realizou Pós em Administração de Organizações de Saúde na FGV, depõe:

“A parceria com a L+M desde 2015 proporcionou-me oportunidades de aprendizado e desenvolvimento. Minhas coronárias, algumas vezes, ficaram apertadas na Jornada, mas o aprendizado foi imenso e continuamos avançando juntos.

Conquistamos reconhecimento dos Usuários, de Organizações de Acreditação e premiações pelo uso responsável dos recursos do Planeta — Usina Fotovoltaica e Tratamento de Esgoto — e pela infraestrutura de tecnologias de informação e comunicação.

Nosso Hospital consolidou-se, como MUITO trabalho de toda a Equipe, como uma das principais opções de atendimento de excelência do Mato Grosso e do Centro Oeste”.

Quarto Leito — Unimed Rondonópolis – MT — Fonte: L+M Gets.

Em início de 2023, pouco mais de três anos após a abertura, o Hospital Unimed Rondonópolis, acaba de inaugurar — sob gestão L+M — uma nova Unidade de Internação e Unidade de Cuidados Intensivos Pediátrica e Neo.

Esta expansão estava prevista no Estudo de Viabilidade, super conservador para o ano de 2025.

Implantamos a Usina Fotovoltaica em duas fases: 

A Fase 1 da Usina Fotovoltaica já se pagou, o que significa que a energia produzida está sendo utilizada para suprir as necessidades energéticas do hospital de forma economicamente viável e sustentável.

A Fase 2, destinada para sustentar as ampliações do Hospital, está em implantação com Gestão L+M.

Construção da Usina Fotovoltaica — Unimed Rondonópolis – MT — Fonte: L+M Gets.

A Unimed Rondonópolis empreendeu o novo Hospital que inaugurou em 2019, alguns meses antes do início da Pandemia da Covid-19. E hoje em unanimidade, todos na Diretoria acreditam que sem o novo Hospital da Unimed, Rondonópolis teria vivido o caos, durante esse período crítico que o país atravessou.

Clique aqui e assista o vídeo do Hospital Unimed Rondonopólis.

Escrito por Lauro Miquelin
CEO, Arquiteto, PhD Medical Building Design & Management, pai do Tomás e avô da Manoela.

Uma resposta para “1º Hospital do Brasil Alimentado por uma Usina Fotovoltaica. Unimed Rondonópolis.”

  1. Avatar de Carlos Alberto Mancini
    Carlos Alberto Mancini

    Lauro, parabéns, sempre soube que essa era sua praia, sempre focado na área.
    Felicidades.