A marca UNIMED, os médicos e a medicina Suplementar.

UNIMED é o nome quase 340 Cooperativas Médicas – que tem Operadoras de Planos de Saúde – no Brasil.
Estas operadoras atendem aproximadamente 40% dos usuários da Medicina Suplementar com mais de 120 mil médicos e 140 mil colaboradores em todos os estados brasileiros
Se as 340 UNIMEDs se juntassem, seriam um gigante, na Terra dos Gigantes da Saúde.
Há quase 6 anos, Dirigentes de Cooperativas Médicas de todo o Brasil dialogaram em Foz do Iguaçu sobre presente e futuro do sistema de saúde da marca UNIMED.
Escrevi este texto naquela época.
Os comentários continuam assustadoramente atuais…
Boa leitura!

….” O poder purificador das águas das cataratas nunca foi tão necessário ao diálogo quanto agora.

Primeiro porque médicos, cooperados e em posições de direção, são protagonistas, conscientes ou não, de problemas e soluções que impactam a vida e o bem-estar de 20 milhões de usuários de Planos de Saúde e afetam a viabilidade econômica financeira das suas próprias empresas cujos números (Receitas, Custos e Resultados), na somatória, são comparáveis aos de gigantes empresariais da América Latina.

Segundo, porque a natureza das empresas com marca UNIMED é variada, e os níveis de eficácia gerencial heterogêneos.
Há cooperativas de trabalho médico, operadoras de planos de saúde, SEGURADORA – propriedade de várias UNIMEDS organizadas na UNIMED PARTICIPAÇÕES -; há estruturas de apoio (UNIMED do BRASIL) ao desenvolvimento da marca e estruturas de representação (Federações e Confederação) e a Fundação UNIMED.

Terceiro, porque os desafios da marca tem escala de dilúvios e cataratas:
Os médicos cooperados serão capazes de modificar os seus próprios comportamentos e atitudes, como Cooperados e Dirigentes, quando estes causam mais problemas que soluções para a sobrevivência do sistema de cuidados?

E serão sábios para evoluir a tempo de evitar morte súbita de algumas de suas empresas?
Os médicos conseguirão construir um “SISTEMA UNIMED de Atendimento” numa rede articulada e coerente, com clientes cada vez mais felizes pelas experiências de atendimento e custos?

Os médicos vão se preparar melhor para implantar e administrar recursos próprios e redes de atendimento, aventuras empreendedoras que comparo a “expedições ao Everest”?
Não faltam diagnósticos para melhorar o estado de saúde das empresas da marca UNIMED e não faltam lideranças.
O que falta, então? Isso é os que os convencionais buscaram responder, purificados pelos banhos de cataratas”….

Escrito por Lauro Miquelin
CEO, Arquiteto, PhD Medical Building Design & Management, pai do Tomás e avô da Manoela.

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