A ampliação ou implantação de um novo negócio na Saúde demanda 4 posturas estratégicas:
1 – Compreender sua posição no território onde atua:
Empreendedores sonham e veem além, mas comportamento atento ao território — para compreender os sinais do entorno — é essencial para poder caminhar, correr ou voar. Portanto, compreender sua posição no território exige:
Estudar os Usuários, seus desejos, antecipá-los, conhecer profundamente suas necessidades. Quando fala em “experiência do paciente”, será que você e sua equipe lembram que o paciente e o familiar querem muitas coisas, mas, quando procura sua organização, o que ele realmente quer é entrar e sair no menor tempo possível, vivo, e no Melhor Estado Possível de Bem Estar”.
Analisar ofertas que sua organização já tem, seja Clínica, Centro de Diagnósticos, Hospital de qualquer porte, reabilitação, centro de quimioterapia, tratamento renal..
Reconhecer as qualidades dos “concorrentes” e os “caminhos do dinheiro”, seja nas ofertas da medicina suplementar, seja no financiamento do atendimento dos pacientes do SUS.
Desenhar as ofertas que você e seu time sonham entregar a partir das oportunidade e dos obstáculos que o território apresenta: concorrenciais, regulatórios, de oferta de mão de obra qualificada etc
2 – Reconhecer seus resultados e padrões de eficiência
Expandir exige reconhecer seus resultados e os indicadores de eficiência dos ingredientes que constroem resultados.
Resultados são medidos conforme a régua de cada Organização de Saúde, podem ser medidos na dimensão moral: vidas salvas, anos de vida ganhos no melhor estado possível de bem-estar, infecção hospitalar etc, e na dimensão econômica financeira: EBITDA, lucro, taxa e tempo de retorno de investimentos, entre outros.
Reconhecer Resultados em “branco e preto” e os ingredientes que os constroem é essencial.
Criei uma palavra — que parece nome de biscoito napolitano — para lembrar dos ingredientes que fazem tudo funcionar: PeProCuTe, “Pe” de Pessoas, “Pro” de Processos, “Cu” de Cubos componentes do Edifício e “Te” de Tecnologias.
“Pe” — Pessoas:
Um líder sábio planta um “Pé” de Pessoas Feras para resolver o problema de cada paciente e entregar o CUIDADO CERTO com a atitude alinhada com os valores da Organização.
Cada Pessoa, com genoma e alma únicos, precisa estar capacitada para a entrega do cuidado pertinente, sem desperdícios, com amor e espírito de servir.
Ninguém administra pessoas. Pode-se, no máximo, administrar combinados.
“Pro” — Processos:
Processos, aos milhares, escondem-se no agendamento, exames, cirurgias, internações, no fornecimento de medicamentos, dietas, roupas, material esterilizado, etc.
Gorduras e coágulos entopem os processos, como anomalias que aumentam riscos, custos, tempos de atendimento e afetam a “experiência”.
“Cu” — Cubos componentes do Prédio.
As principais serventias do Prédio e seus Cubos são:
acolher o usuário sem estressar seu metabolismo,
facilitar a fluidez aerodinâmica de almas e corpos nos caminhos e processos que ocorrem no abrigo da chuva e do sol; e
no auge do desempenho, contribuir para o Melhor Estado Possível de Bem Estar dos usuários a cada segundo do convívio.
“Te” de Tecnologias
Equipamentos médicos, de infra predial e tecnologias de informação e comunicação podem acelerar a eficiência dos processos e melhorar a experiência de uso dos edifícios.
Um bom líder escolherá sabiamente, sem modismos, tecnologias adequadas a sua organização.
Medir o desempenho de cada um dos Ingredientes PeProCuTe facilita a compreensão do patamar de eficiência da organização e viabiliza o desenho de cenários para expansão sem arrastos, com aerodinâmica.
3 – Desenhar cenários de Futuro; e Mapas com rotas seguras para caminhar até sua nova posição no Futuro sonhado
Desenhar Cenários exige DESAPEGO por parte do criador dos cenários e do Empreendedor.
Um dos instrumentos para facilitar o desapego é o “Simulador de Fluxos com Visualização de Processos nos Layouts”: o lema aqui é usar simulações para triturar ideias até surgir o cenário que conecte mudanças — dos Ingredientes da Eficiência — com a menor taxa de arrasto para atingir resultados.
O Design do Futuro desenha estes cenários com simulações, seja de uma Rede de Saúde ou de uma só Operação. E conecta mudanças do PeProCuTe para o Futuro Sonhado.
O Design do Futuro é um Plano de Mudanças Interconectadas dos Ingredientes da Eficiência Sistêmica. Define diretrizes para mudanças de cada ingrediente e patamares de Investimentos e Retorno (Taxas Internas e Prazos), seja na dimensão moral ou econômico financeira.
4 – Criar e administrar táticas de segurança no avanço, passo a passo
Uma das coisas boas de viver bastante é a chance de constatar que ideias e planos são coisas lindas; mas realizá-las é muito melhor, principalmente quando impactam positivamente na vida das pessoas.
Colocar Planos em marcha até a inauguração é o que entrega — aos Pacientes e seus Familiares — a Clínica, o Centro de Diagnósticos, a Reabilitação, o Hospital de qualquer porte, em qualquer território. É o que entrega aos profissionais de saúde o contexto onde podem entregar o CUIDADO CERTO ao CUSTO CERTO, aquele que dá acesso a mais e mais pessoas as ao atendimento de qualidade.
Avançar passo a passo com segurança na Jornada Empreendedora é gerir — planejar e controlar — cada detalhe em cada etapa:
No Detalhamento de Processos e Estrutura Organizacionais que subsidiam a criação de Layouts Aerodinâmicos e que podem se transformar e evoluir conforme as demandas do tempo;
No Detalhamento e Especificações de cada item — do prédio, das tecnologias, do mobiliário — com monitoria do Orçamento durante os Projetos, com base no critério de CUSTO TOTAL de PROPRIEDADE;
Na Escolha e Contratação da Construtora pelo Médodo de Engenharia Simultânea, evitando os terríveis desperdícios da Re-Engenharia;
Nas Compras de Ativos – Equipamentos Médicos, de Infra de TIC, Mobiliário;
Na Coordenação da convivência da Construtora com Fornecedores de Ativos para entrega de tudo pronto e funcionando;
No Detalhamento da Estrutura Organizacional e Preparação de Manuais de Processos;
Na Contratação e Capacitação das Equipes com Teatralizações, Conteúdos Digitais e Games;
Na Gestão de Licenças.
A Gestão deste “passo a passo” leva você com mais segurança “Festa da Inauguração”, mantendo prazos e orçamento de investimentos sob controle.
Tomando estes cuidados, a expansão do empreendimento — Clínica ou o Hospital de Referência Regional — poder atingir padrões de eficiência sistêmica e mudar, para melhor, o patamar de prosperidade dos Investidores. E certamente muda o contexto para entrega do melhor estado possível de bem-estar das pessoas que você e sua Organização querem atender.
Compreender a importância da eficiência sistêmica é fundamental para quem busca expandir ou lançar um novo negócio no setor da saúde.
Para ajudar nesse processo, a L+M desenvolveu 4 pontos essenciais que devem ser considerados para o sucesso da empreitada.
Clique aqui para assistir o vídeo completo sobre o assunto.
Clique aqui e conecte-se a nós no LinkedIn