Por Lauro Miquelin.

Edifício Escondido no Design – Pt2

O projeto só responde se você perguntar com jeitinho.

Os desenhos – layouts, maquetes – e especificações NÃO vão lhe responder diretamente a pergunta: “o edifício que você descreve vai me entregar o Futuro Sonhado e servir ao propósito e metas dos usuários?”

Desenhos e Memoriais de Especificações são retratos dos autores, essenciais para orçar, planejar e executar a obra e a instalação dos equipamentos e mobiliário.
Mas não mostram diretamente como os edifícios vão, uma vez operando, atender as necessidades e desejos dos usuários.
O jeito mais eficaz de o desempenho sonhado avaliar é pedindo evidências – a designers, arquitetos, engenheiros – das respostas que o edifício dará as perguntas de cada um e de TODOS os personagens usuários em cada contato: estacionar, identificar-se, consultar, fazer exames, internar, operar, esperar, dormir, comer, ir ao banheiro, chorar, pensar, rir, ler, escutar música, teclar mensagens, carregar o celular, falar, ouvir, olhar, sofrer, extasiar, nascer, viver e morrer.

Neste contexto, avaliar Design tem três desafios iniciais:

a) Criar Personagens e Enredos que mostrem a vida em Movimento.
Criar personagens e enredos baseados em processos já existentes, em processos ainda não exigentes é trabalho pra muitas profissões. Ninguém faz isso sozinho.

b) Visualizar o Futuro Sonhado, em todos os contatos dos usuários com o edifício. Há algumas formas de visualização pra todos os gostos e orçamentos:
No final, o que você quer é entender como cada ambiente do edifício, com tudo o que tem dentro, acolhe ou atrapalha os usuários em todos os detalhes da convivência: da rapidez de movimentos a posição da tomada do celular, da temperatura a visão da paisagem para o paciente no leito.

c) Compreender o Ciclo do Empreendimento e o impacto do tempo nos critérios da avaliação de cada usuário do design

Se você seguir este roteiro, terá respostas.
E ter respostas na fase em que o Futuro ainda está nos Sonhos é MUITO mais racional do que descobrir quando está pronto.